Translate

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Educação: o que está errado?


Criei este blog há alguns dias. Por isso ele é praticamente um diário pessoal, pelo menos neste momento. Não sei se gosto disso, mas pelo menos estou sentindo uma paz danada. Talvez estar um pouco com você mesma, de vez em quando, faça bem a alma.
Vivo preocupada com todos, principalmente com as crianças da periferia. Geralmente são elas a minha clientela, já que faço parte do corpo docente desta cidade. Sou professora da rede pública estadual e municipal. Vejo eles e me vejo. Também fui aluna de periferia, de escola pública. Filha do meio, de mãe dona de casa e pai mestre de obras. Família humilde mas focada em um só viés: educar bem os filhos. Estudei desde cedo no Grupo Escolar Ivo do Prado, vesti saia de pregas de tergal azul e blusa com mangas de poliéster branca e escudo da escola no bolso. Tempo bom. Tínhamos recreio e uma merenda boa. Sempre que fecho os olhos, recordo-me do dia da sopa e da professora pedindo para cada um de nós trazer um legume. Estudei muito, gostava de ler os livros didáticos, principalmente o de português, que tinha pedaços de textos, dos grandes poetas e escritores brasileiros. Assim conheci Drummond de Andrade, Clarice Lispector e tantos outros. Fui alfabetizada precocemente lendo o livro de páginas amarelas que pertencia a minha mãe Dona Guiomar, era as aventuras do Robson Crusoé. Esta minha bagagem, serve para eu tentar entender meus alunos e ajudá-los. Se eu consegui, porque eles não podem conseguir? o que está errado e o que não funciona? O nosso país precisa reinventar uma forma de educar as nossas crianças, com leveza e ludicidade. As escolas precisam acompanhar o interesse da gurizada. Escolas feias e sem graça não cativa. A escola precisa ser escola de aprender. De verdade. Professor deprimido e infeliz, faz mal a ele e aos seus alunos. Conteúdos extensos e cansativos requer uma metodologia específica. Eu acredito que podemos fazer mais, porque nossos jovens não merecem menos que isso. Só precisamos de coragem e vontade de fazer. Eu acredito.

Autora: Cris Souza
14/12/2016

8 comentários:

  1. Parabéns,Cris!
    Mais um espaço onde poderá colocar tudo que faz, interagindo com as pessoas que de alguma maneira pensam parecidas com você. Visando o bem comum da sociedade. Você é uma guerreira... bjs! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Quando você era aluno tinha merenda!!!! Que bom, por que no meu tempo não tinha merenda, não dava fardas e não davam livros. Se comparecesse a aula sem etá fardado (não entrava sequer no CEMB) e sem os livros era expulso da sala de aula. Claro que uma parcela dos colegas quebrava o galho emprestando os livros quando necessário e os professores não se negavam tirar dúvidas fora da sala de aula e tinha alguns que até dava aulas extras para tirar as dúvidas dos alunos. claro que cada aluno aprovado no vestibular ou em algum concurso era motivo de orgulho e sabor de vitória por parte dos professores.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Seguidores