Translate

sábado, 16 de setembro de 2023

ACADEMIA FEMININA DE LETRAS E ARTES DE SERGIPE - AFLAS

Solenidade de posse de 5 acadêmicas - 15/09/2023 - Sede da AEASE

E dia 28 de outubro de 2022, a @academiafemininadeletras.se foi instalada. Era um antigo sonho meu, com certeza. Venho de muitas criações, permita-me humildemente lembrá-los: Café Poético Sergipano, em 2013; Sarau Sergipano de Mulheres, em 2015; Academia de Letras Estudantil de Sergipe - ALES, em 2016; Academia Literocultural de Sergipe - ALCS, EM 2020; Academia Virtual Municipalista de Sergipe - AMS, em 2021. E em 2022, foi a vez da AFLAS. E eu projetei nos mínimos detalhes. Primeiro foi o objetivo, o motivo de sua criação. Todos sabem, eu creio. Nós mulheres precisamos de espaço de fala, de momentos juntas para exercitar a SORORIDADE, tão esquecida por nós, diante do caos instalado, competição desnecessária, a urgência do cotidiano que não agrega e não efetiva vínculos. A AFLAS, veio para fincarmos raízes e a partir desse ponto seguro, criarmos asas para voos indeléves e imensuráveis. Fiz uma lista de mulheres poderosas e cheias de atitudes e as convidei. Amigas que eu tenho algum vínculo de aproximação, pesssoas que eu acredito e admiro. Pessoas confiantes e confiáveis, empáticas, generosas e amigas. Que sabem o significado de agregar, unir, semear, amar, solidarizar e transformar. Essas são as AFLASIANAS. Éramos 20, agora somos 25. E o que é ser AFLAS? acredito que não preciso responder a essa pergunta, dá para saber, se o texto foi lido até aqui. Mas não custa-me reforçar: Ser AFLAS é ser grande, é transceder suas próprias frustações para pensar no outro. É olhar para frente e se perguntar onde posso ajudar e quem precisa de ajuda. Quem está com fome? quem precisa de uma palavra de apoio? qual criança precisa de um carinho? qual pet está abandonado com fome e frio? a quem posso oferecer uma sopa ou um agasalho? Qual mulher precisa de apoio? E acima de tudo incrustar 3 palavrinhas no seu coração: AMOR, EMPATIA E SORORIDADE. Onde tiver uma AFLASIANA, pode ter certeza, que encontrá um ser de luz, bondosa, amiga e que sempre terá uma palavra de carinho para distribuir. Dia 28 de outubro, a Casa de Ada Augusta completa 1 aninho. Que venham muitos anos de existência. A sociedade e o nosso povo merecem. Deus quer.

Cris Souza
16/09/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Seguidores