Translate

domingo, 17 de setembro de 2023

POSSE DE EZIO DÉDA, PARA A CADEIRA Nº 19, DA ACADEMIA SERGIPANA DE LETRAS



Em uma cerimônia emocionante realizada na noite desta quarta-feira, 13, tomou posse na Academia Sergipana de Letras (ASL) o arquiteto, professor e escritor Ezio Déda. Ele, que também é diretor-superintendente do Instituto Banese desde 2012, assumiu o cargo honorífico ao ocupar a cadeira de número 19, sucedendo o escritor Jácome Góes. A solenidade aconteceu no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, projeto de autoria de Ezio, onde o mesmo recebeu o diploma e o distintivo da ASL, além dos cumprimentos dos familiares, amigos, representantes de academias literárias e autoridades.


O presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson do Nascimento, justificou o ingresso de Ezio na Academia a partir de suas contribuições culturais. “A posse de um acadêmico representa a renovação da instituição. É um cargo honorífico, ou seja, o novo membro ingressa na academia pelo seu valor cultural, pela sua produção na escrita, na poesia, pelo ativismo cultural, como é o caso de Ezio Déda que é um dos ativistas de maior projeção no estado de Sergipe. Esses atributos todos levaram Ezio à eleição na academia e hoje estamos celebrando a solenidade de sua posse”, destaca José Anderson.


Responsável por saudar Ezio Déda durante o ato solene, o professor e acadêmico Jorge Carvalho, fez um discurso emocionante permeado por relatos de momentos marcantes da vida de Ezio Déda. “Ezio foi eleito por unanimidade e hoje estou muito feliz porque tenho certeza que a academia acertou, afinal, ingressa hoje um dos nomes mais importantes da vida intelectual de Sergipe no século XXI. Um homem ainda jovem, mas com um acervo de contribuições imenso que sem dúvida levará para a Academia Sergipana de Letras. Hoje é o dia de reconhecer a sua história”, comemora Jorge.


Representando o Governador do Estado de Sergipe, Fábio Mitidieri, a presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê, Antônia Amorosa de Menezes, demonstrou sua emoção com mais essa conquista de Ezio Déda. “A figura de Ezio é um marco no cenário da cultura sergipana. Hoje representado o governador que assim como eu o admira muito. Através da sua inteligência, da sua visão, da sua estética e do seu conhecimento sobre a cultura sergipana, Ezio tem dado enorme contribuição não apenas como arquiteto, mas com sua sensibilidade de poeta e com o seu compromisso com a cultura sergipana. A Academia Sergipana de Letras ganha muito com a inteligência inaugural, juventude, competência e visão futurista de Ezio Déda”, revela Amorosa.  


A cerimônia também foi prestigiada pelo presidente do Banco do Estado de Sergipe, Marco Antônio Queiroz. “Ezio é mais que um arquiteto, é mais que o curador do Instituto Banese, é mais que poeta. Ezio é um patrimônio de Sergipe, uma personalidade inquieta, com uma produção frenética. Todos os movimentos que Ezio fez transcenderam a ele. São projetos que elevam a cultura sergipana, então, não poderia deixar de prestigiá-lo nesse momento juntamente com nossa equipe do Banese, afinal, estamos contemplados com a posse do novo acadêmico da Academia Sergipana de Letras “.


A casa de Tobias Barreto e de tantos ilustres membros agora é também a casa de Ezio Déda que se compromete a contribuir, disponibilizando seu talento, conhecimentos e experiências. Ele falou da honra em ingressar na Academia Sergipana de Letras. “Vejo como um coroamento de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de minha vida. É uma honra tamanha e também muita responsabilidade poder participar da Casa de Tobias Barreto. Estou sendo muito acolhido e sei do compromisso de levar meu conhecimento, minha experiência e principalmente o meu desejo de contribuir com a Academia Sergipana de Letras e com a sociedade sergipana”.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Seguidores