Translate

domingo, 17 de setembro de 2023

DISCURSO DE RECEPÇÃO AS NOVÉIS ACADÊMICAS DA AFLAS, EM 15/09/2023


Boa noite a todos. É com imenso prazer que hoje estou aqui para apresentar a esta Arcádia, as neófitas Advanusia Santos Oliveira, Verônica Cardoso de Santana, Maria Nazareth Cruz Lima, Simone Rodrigues Pereira Peixoto e Martha Hora, nas respectivas cadeiras patronímicas, 21, 22, 23, 24 e 25.

A Profa. Dra. Advanusia Oliveira trabalha com a Educação Inclusiva, a bibliotecária e mestranda Verônica Cardoso acredita que a leitura salva e transforma vidas, a funcionária pública Profa. Maria Nazareth faz a poesia que se escreve e se lê. A dra. Simone Rodrigues luta por uma sociedade mais justa e igualitária para todos, principalmente para as mulheres e a escritora Martha Hora pinta o mundo com as personagens lúdicas que encantam a criança que nos habita.

Mas todas elas têm uma visão onírica do mundo, das pessoas, das paixões, dos ódios e que é mister acalmá-los. Estão envergando os fardões acadêmicos com o compromisso de serem pontes e nunca muros. De serem asas e não gaiolas, citando Rubens Alves. Elas têm ciência que precisam ser a mudança que quer ver no mundo. Mahatma Gandhi.

Que não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la. Cícero. E que aquilo que escutamos logo esquecemos, aquilo que vemos lembramos, e aquilo que fazemos aprendemos. Confúcio.

Elas veem par agregar, juntar, semear, solidificar e transformar. Transformar o mundo, a sociedade, juntamente com as demais aflasianas. Porque ser AFLAS, não é somente ostentar a veste talar rosa com dourado nos eventos acadêmicos. É transcender os próprios interesses. É olhar para o horizonte e vislumbrar um lugar bonito para viver em paz. Jota Quest. Bem-vindas queridas Acadêmicas a esta Arcádia, e tenham a certeza, que a Casa da Profa. Dra. Ada Augusta Celestino é um espaço de aprender e apreender. Venham se somar as Aflasianas que aqui estão desde 25 de outubro de 2022, quando fundaram este Sodalício, neste mesmo lugar e neste mesmo auditório. Somos 20 membras-fundadoras. Apresento-as para vocês:

Cadeira 1 – Educadora Cris Souza – Idealizadora e Vice-presidenta da AFLAS– professora, escritora, jornalista, antologista e ativista cultural. Pedagoga com 5 especializações.

Cadeira 2 - Maria Virgínia de Assunção Feitosa Gomes – Presidenta da AFLAS, escritora, professora, jornalista e psicopedagoga.

Cadeira 3 – Maria José Santos Barnabé – Nilda Barnabé – professora de Letras/Português e escritora.

Cadeira 4 – Ana Cláudia Souza Mendonça – professora, pedagoga, psicopedagoga, pesquisadora, doutoranda e escritora.

Cadeira 5 – Cadja Araújo Portugal - Professora Mestra e Administradora.

Cadeira 6 – Rita de Cácia Santos Souza – Tem Pós-doc. e Doutorado em Educação, Mestrado e Licenciatura em Pedagogia; Especialista em LIBRAS; Psicopedagogia preventiva; Psicoped. Institucional e Clínica

Cadeira 7 – Edilma Silva Santos – Edilma Rainha – pedagoga, mestra em Ciências da Educação e doutoranda em Educação, contadora de histórias e escritora.

Cadeira 8 – Maria Adilma Pinto – contadora de histórias, professora de História e escritora.

Cadeira 9 – Maria Rita dos Santos – professora aposentada, escritora e poeta.

Cadeira 10 – Maria Florentina Lima Santos – Flor Lima – professora, pedagoga, neuro pedagoga e poeta.

Cadeira 11 – Mariza dos Santos Marques – professora de Letras Português/Inglês e escritora.

Cadeira 12 – Maria Eunice Guimarães Santos Garcia - enfermeira, fotógrafa, escritora e poeta.

Cadeira 13 – Marleide dos Santos Cunha – Licenciada em Letras Português e Pedagogia; Especialista em Língua Portuguesa; Mestra e Doutora em Educação.

Cadeira 14 – Fabiana de Oliveira Andrade- formação em Pedagogia, MBA em Gestão, Especialista em Educação Ambiental e Robótica Educacional e Mestra em Educação e ex-secretária de educação da cidade de Santa Rosa de Lima.

Cadeira 15 – Maria Telma Costa Rodrigues – Formou-se em Pedagogia pela Faculdade São Luis de França e, tornou-se escritora infantojuvenil com 16 livros publicados. É contadora de Histórias.

Cadeira 16 – Cândida Luísa Pinto Cruz –Tem formação em Educação física e pedagogia, especialista em Psicomotricidade e Atendimento Educacional Especializado. Atualmente faz doutorado.

 Cadeira 17 - Anatilde de Jesus – Anabi Jesus – Professora, poeta, contista e declamadora afro-sergipana. Graduou-se em língua neolatina e Pós graduou-se em Gestão Educacional.

Cadeira 18 – Paula Tauna Santos - Pedagoga. Especialista em Literatura Brasileira no Contexto da Literatura Universal e especializada em Filosofia Ética e Cidadania.

Cadeira 19 – Stephane Gonçalves Loureiro Pereira – advogada, jornalista, palestrante e escritora.

Cadeira 20 – Danielle Louise de Jesus - Graduada em Fisioterapia, especialista em Desenvolvimento neuroevolutivo, Intervenção ABA para TEA - em práticas integrativas e complementares em Saúde; Formação em Yoga para adultos e crianças.

A partir de agora essas são suas confreiras e a AFLAS é a casa de vocês. Saibam minhas queridas neoacadêmicas que vocês são bem-vindas a AFLAS – Academia Feminina de Letras e Artes de Sergipe. Agora vocês são legítimas AFLASIANAS.

A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.

Quando se vê, já são 6 horas: há tempo…
Quando se vê, já é 6ª-feira…
Quando se vê, passaram 60 anos!
Agora, é tarde demais para ser reprovado…
E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade,
eu nem olhava o relógio
seguia sempre em frente…

E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.

Ouçamos o que Mario Quintana nos diz com este poema, é tempo de semear, de construir, elaborar e não de esperar.  O tempo ruge e urge. Muitas coisas para nós fazermos. Vamos encarar este Sodalício como missão. A sociedade precisa de nós. As pessoas precisam de nós. Sigamos fazendo. Deus quer.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Seguidores